Autoconhecimento,

Por que fazemos o que fazemos?

outubro 10, 2017 Rute Severo 0 Comments





"Qual o propósito que coloco adiante de mim? A palavra "propósito", em latim, carrega o significado de "aquilo que eu coloco adiante ". O que estou buscando. Uma vida com propósito é aquela em que eu entenda a razão pela qual faço o que faço e pelas quais claramente deixo de fazer as quais não faço."
E assim inicia-se o livro "Porque fazemos o que fazemos?" do nosso queridíssimo Mário Sérgio Cortella, filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar, questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.- (Wikipédia)

Meu primeiro contato com uma obra de Mário foi em 2013, quando ainda cursava o ensino técnico,  uma professora nos deu um resumo de um de seus livros para analisamos. Gostei de sua forma de pensar e desde então me tornei uma grande fã. 

Como todos os seus livros, este é de uma leitura prazerosa, pequeno (174 páginas), dividas em 20 capítulos. 

Trata-se de um livro para reflexões, na qual o escritor consegue induzir o leitor a pensar nas verdadeiras motivações de sua vida, abordando questões como lealdade a si e ao seu trabalho. Com uma pequena introdução intitulado como "Vida com propósito", o autor logo no inicio já nos faz refletir, qual o motivo da nossa real existência.

Para te deixar mais curioso sobre o livro, segue duas citações:

"Claro, todo mundo gosta de fazer o que gosta. Mas é preciso ter consciência de que no desenrolar da vida profissional, para fazer o que se gosta, é necessário passar por etapas não necessariamente agradáveis no dia a dia. O caminho não é marcado apenas por coisas prazerosas."

"É ótimo para um jornalista fazer uma matéria e vê-la publicada num jornal ou numa revista, mas o trabalho de apuração, acordar de madrugada, checar informações, receber vários nãos enquanto se procura fontes, tudo isso é desagradável."

Indico a obra para pessoas que ainda não tem tanta certeza do que seguir na vida profissional, e que constantemente vive se questionando sobre o presente e futuro, pessoas que vivem insatisfeitas e possuem duvidas sobre suas motivações.

Garanto que será um livro que irá te fazer ter uma conversa consigo mesmo e te levará para um patamar acima do que você está, por meio de suas novas atitudes.


0 comentários: